A VINCULAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA
Abstract:
RESUMO O estudo visa incentivar o professor de ensino da Geografia ter em conta a necessidade da forte ligação dos conteúdos teóricos com as actividades práticas de modo a contribuir para um ensino voltado para a realidade dos estudantes. O diagnóstico resultante da aplicação dos instrumentos de análise revelou que o processo de ensino-aprendizagem se baseia essencialmente no tradicional método magistral, assente na exposição dos conteúdos por parte do professor, sendo fraco o vínculo com a prática. Assim, a partir dos fundamentos teóricos que se apresentam e dos resultados do diagnóstico contextualizado se concretizam insuficiências no vínculo da teoria com a prática no pensamento geográfico, tendo em consideração a análise da relação da natureza com a sociedade, assim como as dinâmicas resultantes deste relacionamento aplicadas ao contexto onde o mesmo se desenvolve. PALAVRAS-CHAVE: Teoria; Prática;Ensino-aprendizagem; Geografia BIBLIOGRAFIA Addine, F. F. et al. (2007). Principios para la dirección del proceso pedagógico", en Compendio de Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación: La Habana. Armas N.; Lorence J.; Perdome J. (2003). Fundamentación de la metodología alternativa. Editorial Pueblo y Educación: La Habana. Ausebel, D. P. (1998). Psicología educativa. Un punto de vista cognoscitivo. Ed. Trillas. México. Baranov V. V. (1989). Tipos de generalizaciones en la enseñanza. Ed. Pueblo e Educación. La Habana.
Año de publicación:
2018
Keywords:
Fuente:

Tipo de documento:
Article
Estado:
Acceso abierto
Áreas de conocimiento:
- Pedagogía
Áreas temáticas de Dewey:
- Educación
- Escuelas y sus actividades; educación especial
- Enseñanza primaria

Objetivos de Desarrollo Sostenible:
- ODS 4: Educación de calidad
- ODS 10: Reducción de las desigualdades
- ODS 17: Alianzas para lograr los objetivos
